Brinquedo
Desenvolvimento da linguagem
O brinquedo e os brinquedos são exelentes oportunidades para nutrir a linguagem da crianças.
O contato com os diferentes objetos e diferentes situações estimula também a linguagem interna e o aumento do vocabulário.
O entusiasmo da brincadeira faz com que a linguagem verbal se torne mais fluente e haja maior interesse pelo conhecimento de palavras novas..
A variedade de situações que o brinquedo possibilita pode favorecer a aquisição de novos conceitos .
A participaçao de um adulto , ou criança mais velha , pode enriquecer o processo : a criança faz experiências descobrindo as leias da natureza , o adulto introduz os novos conceitos por ela vivenciados, completando assim a sua integração
Desenvolvimento da sociabilidade
Brincando, a criança desenvolve seu senso de companherismo: jogando com companheiros , aprendendo a conviver, ganhando ou perdendo , procurando entender regras e conseguir uma participação mais satisfatória.
No jogo a lei não deriva do poder ou da autoridade , mas das regras , portanto, do jogo em si.
Conhecidas as normas , todos têm as mesmas oportunidades , e participando do jogo a criança aprende a aceitar regras , pois o desafio está, justamente, em saber respeitá-las.
Esperar sua vez , aceitar o resultado dos dados ou de outro fator de sorte são exelentes exercicíos para lidar com frustaçõe se, ao mesmo tempo, elevar o nível de motivação.
Nas dramatizações , a criança vive personagens diferentes , alargando assim sua compreensão sobre os relacionamentos humano.
As relações cognitivas e afetivas , consequentes da interação lúdica, propiciam amadurecimento emocional e vão , pouco a pouco , construindo a sociabilidade infantil.
Especialmente nos jogos grupais, a interação acontece de maneira mais fácil , pois é estímulada pela necessidade que os elementos de grupo têm de alacançar metas.
Para extrair resultados mais ricos dessa interação é necessário mudar sempre os elementos de cada grupo.
Relação
Criança x Brinquedo x Adulto
O adulto transmite à criança uma certa forma de "ver" as coisas . Quando apresentamos várias coisas ao mesmo tempo , ou então , por tempo insuficiente ou excessivo, estamos desestimulando o estabelecimento de uma atitude de observação.
Se quisermos que a criança aprenda a observar , se quisermos que ela realmente veja o que olha, teremos que escolher o momento certo para apresentar-lhe o objeto , motivá-la e dar-lhe tempo suficiente para que a sua percepção penetre o objeto: teremos também que respeitar o seu interesse . Insistir quando a criança já está cansada é propiciar o aparecimento de certas reações negativas.
Aprender a ver e o primeiro processo de descoberta.
É o adulto quem pode proporcionar oportunidades para a criaça ver coisas interessantes, mas é indispensável que respeitemos m o momento de descoberta da criança para que ela possa desenvolver sua capacidade de concentração .
Assim como a criatividade da pessoa que interage com a criança poderá torná-la criativa, a paciência e a serenidade do adulto influenciarão também o desenvolvimento da capacidade de observar e de concentrar a atenção.
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