h

h

quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

Brinquedo 
 Desenvolvimento da linguagem


O brinquedo e os brinquedos são exelentes oportunidades para nutrir a linguagem  da crianças.
O contato com os diferentes objetos e diferentes situações  estimula também a linguagem interna e o aumento do vocabulário.
O entusiasmo da brincadeira faz com que a linguagem verbal se torne mais fluente e haja maior interesse pelo conhecimento de palavras novas..
A variedade de situações que o brinquedo possibilita pode favorecer a aquisição de novos conceitos .
 A participaçao de um adulto , ou criança mais velha , pode enriquecer o processo : a criança faz experiências descobrindo as leias da natureza , o adulto introduz os novos conceitos por ela vivenciados, completando assim a sua integração

Desenvolvimento da sociabilidade


Brincando, a criança desenvolve seu senso de companherismo: jogando  com companheiros , aprendendo a conviver, ganhando ou perdendo , procurando entender  regras e conseguir uma participação mais satisfatória.
No jogo a lei não deriva do poder ou da autoridade , mas das regras , portanto, do jogo em si.
Conhecidas as normas , todos têm as mesmas oportunidades , e participando do jogo a criança aprende a aceitar regras , pois o desafio está, justamente, em saber respeitá-las.
 Esperar sua vez , aceitar o resultado dos dados ou de outro fator de sorte são exelentes exercicíos para lidar com frustaçõe se, ao mesmo tempo, elevar o nível de motivação.
Nas dramatizações , a criança vive personagens diferentes , alargando assim sua compreensão sobre os relacionamentos humano.
As relações cognitivas e afetivas , consequentes da interação lúdica, propiciam amadurecimento emocional e vão , pouco a pouco , construindo a sociabilidade infantil.
 Especialmente nos jogos grupais, a interação acontece  de maneira mais fácil , pois é estímulada  pela necessidade que os elementos de grupo  têm  de alacançar  metas. 
Para extrair resultados  mais ricos dessa  interação é necessário  mudar sempre os elementos de cada grupo. 

 Relã
 Criança  x  Brinquedo  x  Adulto

 O adulto transmite à criança uma certa forma de "ver" as coisas . Quando apresentamos  várias coisas ao mesmo tempo , ou então , por tempo insuficiente ou excessivo, estamos desestimulando o estabelecimento de uma atitude de observação.

Se quisermos que a criança aprenda a observar , se quisermos  que ela realmente veja o que olha, teremos que escolher o momento certo para apresentar-lhe o objeto , motivá-la  e dar-lhe tempo suficiente  para que a sua percepção penetre o objeto: teremos também que respeitar o seu interesse . Insistir quando a criança já está cansada  é propiciar o aparecimento  de certas reações negativas.
Aprender a ver e o primeiro processo de descoberta.
É o adulto  quem pode proporcionar oportunidades para a criaça ver  coisas interessantes, mas é indispensável  que respeitemos m o momento de descoberta da criança para que ela possa desenvolver  sua capacidade de concentração .
Assim como a criatividade da pessoa que interage  com a criança poderá torná-la criativa, a paciência  e a serenidade do adulto influenciarão também  o desenvolvimento da capacidade de observar e de concentrar a atenção.
  


Nenhum comentário:

Postar um comentário