h

h

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

*¨*¨*Dicas e sugestões de sites educativos



A Cor da Cultura
http://www.acordacultura.org.br
É um projeto educativo de valorização da cultura afro-brasileira, fruto de uma parceria entre o Canal Futura, a Petrobras, o Cidan – Centro de Informação e Documentação do Artista Negro – a TV Globo e a Seppir – Secretaria especial de políticas de promoção da igualdade racial. No site, é possível encontrar, por exemplo, um jogo que apresenta vários instrumentos de origem africana. Você pode ouvir o som de cada um deles e tocar junto com a banda.
Também encontrado em: Arte e Cultura, Cidadania, Educadores, Pluralidade Cultural
AbradRPG
http://www.abradrpg.hpg.com.br
A Associação Brasileira de Defesa dos Interesses dos Jogadores e Amigos do Role-Playing Game e Atividades Correlatas tem como objetivo representar legitimamente pessoas ligadas à prática do RPG e difundir informações sobre o assunto.
Alô Alô!
http://www.museudotelefone.org.br/aloalo.htm
“Alô Alô!”, almanaque eletrônico lúdico e interativo produzido para crianças, principalmente as que estão cursando o Ensino Fundamental. Brincando, os estudantes entram em contato com informações sobre a evolução das telecomunicações no Brasil. Na seção “Ajude a telefonista”, por exemplo, as crianças podem entender como eram realizadas as ligações telefônicas no passado e o papel das telefonistas na intermediação dessas chamadas. Há ainda quebra-cabeças e variações do "Jogo dos 7 Erros".
Também encontrado em: Arte e Cultura, Educação e Tecnologia, Estudantes
As Verdades Verdadeiras da Alzira Zulmira
http://www.alzirazulmira.com
Essa personagem foi criada para divertir e, enquanto diverte, incentiva o pensamento e o uso criativo da linguagem. O site traz histórias que buscam introduzir a riqueza das expressões coloquiais, idiomáticas e gírias típicas do Português falado no Brasil. Oferece também jogos, culinária, links para crianças, letras de cantigas de roda e muito mais. 
Sugestão de: Rubia Julia Gonçalves 
SP
Banana Games
http://www.bananagames.com.br/gamesonline/
Grande variedade de jogos on line. No Banana Kids, os menores se divertem aprendendo!!
Cambitolândia
http://www.cambito.com.br
No site, que promove a justiça social e paz, você encontra um repositório de programas pedagógicos infanto-juvenis. Professores de Geografia, por exemplo, podem utilizar o Quebra-cabeça da Europa ou das Américas para ensinar os nomes e as localizações dos Estados.
Também encontrado em: Arte e Cultura, Cidadania, Educação Inclusiva, Educadores, Ensino, Estudantes, ONGs, Pluralidade Cultural
Canal Kids
http://www.canalkids.com.br/diversao/jogos
Experimente jogar o “Cata Sucata”, o jogo da coleta seletiva de lixo. Você aprende e se diverte jogando nas latas certas alguns tipos de lixo que podem ser reaproveitados: metal (lata amarela), papel (lata azul) e vidro (lata verde).
Cartoon Network
http://www.cartoonnetwork.com/games/
Jogos muito criativos sobre os personagens do canal pago, com todas as instruções e falas em português. No “Fototoon”, o usuário pode usar sua imaginação e criar fotografias com os personagens.
Catraios
http://www.catraios.ipb.pt
Esse portal português, voltado para educação infantil e ensino básico, oferece vários jogos educativos para crianças de 2 a 12 anos. Em "A Orquestra do Bilhó", por exemplo, as crianças aprendem jogando como é a formação de uma orquestra.
Central de Jogos
http://www.centraldejogos.com.br
Jogos educativos de alta qualidade, sempre em disputas online entre dois ou mais participantes. Quiznet - jogo de perguntas e respostas. Acromania - jogo de montar frases com letras sorteadas aleatoriamente. Stop - versão online do tradicional jogo. Xadrez - jogo clássico de estratégia. 
Sugestão de: Samuel Lago 
Devir
http://www.devir.com.br
Livraria especializada em RPGs e Quadrinhos que iniciou a divulgação do jogo no Brasil, trazendo e traduzindo livros de vários sistemas de RPG. O site traz a descrição de jogos disponíveis no mercado.
Fulano
http://www.fulano.com.br
Confira jogos sobre os mais variados temas, como cinema, esportes, viagens etc. Divirta-se com um quiz sobre informações e curiosidades a respeito de pontos turísticos do mundo ou com “Contagem regressiva”, no qual você tem um determinado tempo para adivinhar a resposta.
Histórias Interativas
http://www.historias.interativas.nom.br
Iniciativa de autores, designers e pesquisadores de RPG, com a proposta de divulgar essa prática e discutir suas possibilidades como ferramenta de apoio à educação, tema de pesquisas, expressão artística e entretenimento.
Jogo de Aprender
http://www.jogodeaprender.com.br
Site dedicado ao uso dos Jogos Cooperativos e Role-Playing Games na educação como estratégia lúdica de ensino. Esses jogos são apropriados para o ensino por competências. 
Sugestão de: Marcos Tanaka 
LabVirt
http://www.labvirt.futuro.usp.br
Laboratório Didático Virtual da Escola do Futuro da USP, que disponibiliza simulações de Física e Química, roteirizadas por alunos de escolas públicas.
Também encontrado em: Ensino
Mamata
http://www.mamata.com.br
Disponibiliza uma grande variedade de jogos, desde os mais simples como jogo da velha e forca, até os mais criativos como o “Cold’n Cool”, no qual o jogador faz manobras de snow board (surf na neve). É possível contribuir com o acervo de jogos do site, enviando os de sua autoria.
Mesa de Jogos
http://mesadejogos2.ibest.com.br/
Traz desde jogos clássicos - caça-palavras e quebra-cabeça - até os mais originais. Confira o Alienface em que você pode modificar fotografias, criando efeitos engraçados. O usuário pode localizar pelo próprio site alguém para jogar com ele ou ainda tem a opção de jogar sozinho.
Museu do Telefone
http://www.museudotelefone.org.br
O museu virtual mantido pela Fundação Telefônica contém informações sobre a história do telefone, conta com a biografia dos principais personagens que trabalharam no desenvolvimento da telefonia, além de glossário e reproduções de documentos e imagens históricas. Uma linha do tempo traça a evolução desse meio de comunicação, cujos diferentes aparelhos podem ser conhecidos visitando-se a Exposição Virtual. Na seção O Telefone, o internauta encontra explicações sobre funcionamento, que também podem ser muito úteis ao professor em suas aulas, instruções para confeccionar telefone de latinha, de brinquedo e tubo acústico. Há ainda o jogo virtual Belatrix e o Palácio do Tempo.
Também encontrado em: Educação e Tecnologia, Educadores, Ensino, Estudantes, Material de Referência
Nickelodeon
http://www.mundonick.com/
Jogos bem variados baseados nas personagens do canal infantil pago. Para os mais novos, o “livro de colorir” tem figuras das personagens de “Os Anjinhos” para pintar.
O carteiro
http://www.ocarteiro.com.br
Divirta-se escrevendo e enviando mensagens eletrônicas animadas aos seus colegas. Esse site oferece inúmeras opções de cartões virtuais gratuitos. Na seção "Calendário", é possível verificar as efemérides de cada mês.
Fonte /Educarede

Nenhum comentário:

Postar um comentário