Como bons motoristas, todos receberam a habilitação para dirigir
Durante a realização das atividades as crianças evidenciam muitos conhecimentos sobre o trânsito e as regras pertinentes, demonstrando que estão no caminho certo para se tornarem cidadãos conscientes de suas responsabilidades.
Os objetivos do projeto são totalmente alcançados, uma vez que as crianças envolvem-se
Sinal triangular
- Olhem bem para mim:
Tenho um chapéu de três bicos
como o de um general.
Como eu não há igual!
O rei aqui sou eu
e este espaço aqui é só meu.
Eu, o sinal triangular,
é que sei avisar.
Sou o sinal de perigo.
Eu é que sou o verdadeiro amigo
do veículo e do peão.
Digo e aviso antes de acontecer.
_Cuidado! Perigo! Atenção!
Começa a pôr o pé nos travões.
São as crianças de Cabanões
que vão a sair da escola
e levam na mão a sacola.
Aqui o rei sou eu
e este espaço é só meu!
Sinal circular AZUL
- Olha. Olha! Olha!
Eu é que sou o rei da sinalização:
sou o sinal de obrigação.
Circular, azul, cor do céu, cor do mar
Eu é que sou amigo do veículo e do peão.
Eu obrigo e digo:
É por aqui que vais passar,
por onde a seta te indicar.
E se fores peão ou ciclista
tens de passar por esta pista.
Eu sou o sinal de obrigação.
E digo: _ O rei sou eu
e este espaço é só meu!
Sinal circular VERMELHO
_Olhai lá, seus toleirões,
o rei aqui sou eu, que proíbo
e digo não e não:
- Não podes estacionar!
_ Não podes ultrapassar!
_ Não podes virar!
E até digo que este sentido é proibido!
Eu é que sou amigo
do veículo e do peão.
Sou o rei da sinalização
pois sou o sinal de proibição.
Sinal QUADRANGULAR AZUL
Sou azul, cor do céu e cor do mar
e sou um sinal quadrangular
_Eu é que sou o rei da sinalização:
sou o sinal de informação.
Sou o rei a informar
onde se pode telefonar,
ou comer ou dormir,
onde está o hospital ou a gasolina,
onde fica a oficina.
O rei da sinalização sou eu
e este espaço é só meu!
Sinal STOP
Basta de confusão
e vamos lá ter juízo
cada um no seu lugar
a cumprir a sua missão:
Seja perigo ou obrigação,
seja proibido ou informação.
Fonte Prof. Vaz Nunes - Ovar / Portugal.
A VIDA É O MELHOR CAMINHO
Orientar as crianças para os cuidados no trânsito, de forma a desenvolver hábitos de respeito e contribuir para a formação de futuros motoristas conscientes, que dirijam de forma defensiva e segura.
Justificativa:
Muitas vezes o estresse do cotidiano é descarregado no trânsito. Ultrapassagens arriscadas em nome da pressa, desrespeito aos pedestres e regras de trânsito e impaciência, gerando uma forma de dirigir ofensiva e arriscada.
A família, espelho das ações das crianças, muitas vezes acaba por reforçar na criança algumas destas atitudes, enquanto deveria corrigi-las. Atender celular ao volante, jogar lixo pela janela, arrancar em sinal vermelho, não utilizar cinto de segurança ou permitir a criança no banco da frente, são alguns exemplos de desrespeito à vida.
Este projeto visa uma formação crítica e um olhar atento dos futuros motoristas, de forma que, desde cedo, aprendam a respeitar as regras de trânsito e a corrigir as atitudes inadequadas.
Objetivos gerais:
Desenvolver atitudes coerentes à paz no trânsito, através de debates, conversação e confecção de murais com as regras de trânsito;
Despertar valores de tolerância e respeito, através de diálogo e percepção do outro, contribuindo para melhorar atitudes no trânsito;
Orientar-se no trânsito através das sinaleiras, faixa de segurança e placas;
Esclarecer dúvidas em relação ao trânsito e suas regras, através de palestra com o agente de trânsito;
Expressar o entendimento sobre as regras de trânsito trabalhadas no projeto, durante a semana do trânsito, em campanha de conscientização dos motoristas (Blitz no trânsito e panfletagem);
Reconhecer e nomear os diferentes meios de transportes e suas finalidades.
Alguns objetivos específicos:
LINGUAGEM ORAL: Através de um mural com regras de trânsito, identificar as atitudes corretas e incorretas no trânsito,
Dialogar sobre a forma como a família respeita as regras de trânsito e discutir que orientações as crianças devem levar às famílias.
LINGUAGEM NUMÉRICA: Identificar as formas geométricas presentes nos sinais de trânsito;
Noções de espaço (grande,pequeno-perto.longe-aqui,ali), medidas de tempo (antes,depois-hoje,amanhã), quantidades (muitos,poucos)
MÚSICA E MOVIMENTO: Aprimorar a motricidade através de circuitos, reproduzindo a estrada, quebra-molas, sinaleiras, placas de trânsito, etc.
SUGESTÃO DE ATIVIDADES:
Levar jornais e notícias sobre o trânsito para as crianças e dialogar sobre acidentes e a possibilidade de serem evitados.
Questionar se a turma conhece regras de trânsito e quais são elas.
Fazer o gráfico da turma sobre (quantos usam cinto, quantos viajam no banco de trás), depois analisar com questionamentos que levem os pequenos a compreensão do número, quantidades.
Se houver a possibilidade, levar um guarde de trânsito até a escola, para que converse e oriente os pequenos.
No final, as crianças receberão um certificado de que estão aptas a serem monitoras de trânsito, poderão corrigir atitudes e orientar a família para que tomem cuidado.
Pôxa Silvia, excelente, tenha certeza que ajudou bastante. Sabia que o segredo era perguntar a quem entende. kkkk. Obrigada mesmo viu, sinto que vou te aperriar vez por outra. Beijão querida.
ResponderExcluirADOREI ESSE PROJETO.pODE SER FEITO CARROS DE CAIXAS ONDE A CRIANÇA PODE ANDAR DENTRO DELES IMITANDO AS RUAS. fEITA DE CAIXAS DE PAPELAO GRANDE, FICA UMA GRAÇA. tAMBÉM CARRINHOS DE EVA COM AS FOTOS DAS CRIANÇAS PARA MURAL.
ResponderExcluirBEIJOS
Vou fazer uma "transitolãndia" na escola de meu filho e gostaria de saber se vc conhece alguma musiquinha para acompanhar o projeto. Desde jáagradeço.
ResponderExcluirPassei por aqui e agradeço pelas ótimas idéias que pude acrescentar em meu trabalho.Sou educadora e acredito que tudo o que fazemos com amor renderá bons frutos e no futuro grandes seres humanos que acreditam na educação assim como nós.Obrigada,profª Jana.
ResponderExcluirQue projeto lindo. Vocês se dedicam mesmo. Parabéns. Profª Andréa Simões - Geografia
ResponderExcluiroi boa tarde... olha adoro sites como o seu, pois sou educadora da educação infantil(creche), e obter ideias que acrescentem o nosso trabalho é fantastico... por favor não deixa de postar novas atividades para a educação infntil...
ResponderExcluirdesde já obrigada...
oi boa noite... Eu gostei muito das atividades.Vou aplicar algumas idéias.
ResponderExcluirParabéns!!!!
Prof. Schai.
adorei seu site! sou professora de educação infantil vou usar algumas idéias... valeu abraços...
ResponderExcluirParabéns pelo projeto,me ajudou muito!!!Dani
ResponderExcluirOla, eu adorei essa musica de abertura do site qual o no mome dela e do cantor?
ResponderExcluirOla, gostaria de saber o nome dessa musica e do cantor tocada durante o acesso ao site.
ResponderExcluirOLÁ PROFª SILVIA, EU ESTAVA PESQUISANDO SOBRE TRANSITO E ENCONTREI O SEU TRABALAHO, ACHEI ÓTIMO SEU TRABALHO , GOSTARIA DE DESNVOLVER SUAS IDÉIAS COM MINHAS CRIANÇAS, JÁ PRODUZI ALGUMAS ATIVIDADES, MAS SINTO QUE FALTA UM ALGO MAIS, MORO NO GUARUJÁ E TRABALHO EM CUBATÃO, MEU E-MAIL netaniapadua@hotmail
ResponderExcluirAdorei o seu projeto...
ResponderExcluirtenho certeza de que ele vai m ajudar muito!
Mannuh
Amei seu blog!!!
ResponderExcluirParabéns!!
Espero sua visitinha!!
http://dani-brincandoeaprendendo.blogspot.com/
PARABENS PELO SEU PROJETO!!
ResponderExcluirParabéns pelo projeto,me ajudou muito durante a semana do trânsito!
ResponderExcluirsou da guarda municipal de resende,precisoonta um projeto .,gosto muito de ministra palesta de educacao para o transito mais nao tenho pouca experiencia , pois estou aqui para peir a sua ajuda.Desde ja agradeco
ResponderExcluirParabéns amei este projeto e foi bem aceito na escola com meus alunos
ResponderExcluirAmei amei ...
ResponderExcluirque link mais lindo ... meiguinho
estou cursando o curso educadora infantil no transito
Parabéns e agradecida por compartilhar tão lindo e construtivo link
arigatou