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quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Literatura Infantil

O que deve existir?

üDramatismo, movimentação

Por quê?

Criança irrequieta / incapaz de atenção demorada

gosto por fatos novos, com peripécias e situações imprevistas


üpela ação das personagens
üpela técnica narrativa

ü evitar descrições

ü longas digressões

“As narrativas precisa correr a galope, sem nenhum efeito literário.”

(Monteiro Lobato)

“Não se trata do que pensaram as pessoas, ou do que sentiram, mas do que fizeram.”

(Sara Bryant)


AS PERSONAGENS______________________________


üAs personagens devem ser planas, ou seja, devem apresentar as mesmas características durante toda a narrativa (boas ou más).

üOposição entre as personagens (ética maniqueísta → Bem x Mal)

ÉTICA MANIQUEÍSTA

üÉ aquela que diz que o mundo é formado por duas forças antagônicas (Bem x Mal).

üÉtica relativista → que considera que em um mesmo ser coexistem o bem e o mal.

A ética deve ser a Maniqueísta, pois as crianças se identificam com as personagens do bem, que sempre vencem.
Isto fortalece psicologicamente as crianças e as ajuda a formar valores.

Deve ser através do discurso direto → uso do travessão, fala da personagem, em 1ª pessoa).

Ex.: E o lobo disse:

- Eu vou assoprar e a casa derrubar.

O diálogo (linguagem oral) dá realismo à cena, presentifica os fatos

No discurso indireto, o narrador

se apropria da fala da personagem, apresentando-a em 3ª pessoa.

Ex.: E o lobo disse que (ele) ia assoprar e a casa derrubar.


ü linear
ücom tempo cronológico (e não psicológico)
üsem flash-back ou cenas paralelas
üpreferência por conto e romance de ação
üdesfecho feliz
üpara entretenimento

Adequação á idade da criança

Consideraremos três fases:

ü a do mito;
ü a do conhecimento da realidade;
ü a do pensamento racional.



Criança na fase do mito

üdos 3/4 a 7/8 anos

→ predomínio da fantasia

→ “animismo” ( dar vida a seres inanimados)

→ realidade e fantasia se misturam

Literatura adequada: a literatura das maravilhas: contos maravilhosos e de fadas, lendas, mitos e fábulas.


Criança na fase do conhecimento da verdade


üdos 7/8 a 11/12 anos
ü fase do robinsonismo (referente a Robinson Crusoé, de Daniel Defoe)
-narrativas com “verossimilhança” (que mantêm em tom verídico) → relatos mais próximos da realidade que os contos de fadas)

Literatura adequada:

-romances de aventuras;
-relatos mitológicos, heróicos, de viagens

Criança na fase do pensamento racional


üdos 11/12 à adolescência
-domínio das noções abstratas
- 2ª fase egocêntrica (de caráter social) – preocupa-se consigo, porém em relação aos outros
-

Literatura adequada:

-romances em geral
-“literatura realista”

Literatura Infantil


ücomo projeto educativo (“sob encomenda”)

ou

ücomo literatura (arte)

Contato com a realidade via imaginação e fantasia

Propiciar aos alunos o contato com bons livros e boas revistas”


CUNHA, Maria Antonieta Antunes. Literatura Infantil – Teoria e Prática. 5º capítulo. 16ed. São Paulo: Ática, 1997.

“Se queres vencer na vida,

progredir e prosperar.

procura sempre os bons livros.

Quem lê, aprende a pensar”.

(autoria desconhecida)


Um comentário:

  1. Amei seu cantinho, passei apenas para conheçer mais fiquei encantada por tudo q tem aqui e vou ficar por aqui te seguindo ára nao perder nada !!

    bjs

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