• “Educação pelo movimento é a
expressão que Le Bouch, utiliza
para expressar o
desenvolvimento motor das
crianças na educação.”
João Batista Freire
Processo Educativo
• A psicologia e a psicomotricidade dedicam
parte de seus estudos à descrição dos
movimentos das crianças, mas importante é
perceber que o desenvolvimento motor ocorre
em todo o ciclo de vida, manifestando
esquemas motores, onde o indivíduo organiza
movimentos construídos de acordo com seus
recursos biológicos, psicológicos e as
condições do meio em que vive.
DESENVOLVIMENTO INFANTIL
• Corpo submisso - ao nascer
• Atividade automática e reflexa
• Corpo vivido – Movimentos intencionais
• Esquemas de Ação
• Sensório-motor- primeiro período de vida
nascimento até o surgimento da linguagem.
• 3 Estágios:
Reflexo,
Percepção e hábitos;
Inteligência.
ATIVIDADE LÚDICA
• Em torno de quatro meses inicia-se a
atividade lúdica, começa a ser capaz de
controlar seus movimentos, coordena-os
com a vista, aproxima a mão dos
objetos, desde que estes estejam
próximos.
ATIVIDADE LÚDICA
• Na segunda metade do primeiro ano,
surge novo interesse em seus brinquedos,
passam a brincar com coisas inanimadas.
• Buraco da fechadura, chaves, fendas
na parede, objetos que servem para por e
tirar, unir e separar
DESENVOLVIMENTO INFANTIL
Pré operatório – são incorporadas às atividades
da criança os símbolos, a representação mental:
Ênfase não somente ao fazer, mas também ao
compreender;
Consciência dos aspectos do seu corpo;
Expressão verbal através da função simbólica;
Período de preparação das operações lógico matemática;
A partir de um ou dois anos
a criança se
torna capaz de realizar os jogos simbólicos ou
o jogo de faz-se-conta.
• A criança adquire maturidade suficiente, para
por meio de símbolos ser capaz de representar
o mundo em que vive.
Operatório formal – introduz o indivíduo ao
universo dos sistemas e das teorias, onde pode-se
romper as barreiras da realidade concreta,
ousando criar...
a partir dos 12 anos
• Operatório-concreto
• Início da cooperação e do raciocínio lógico,
onde a linguagem favorece as relações
inter-individuais.
Atividades Físicas
• A atividade física tem um papel
importantíssimo na vida e
conseqüentemente na Educação, pois
organizada num ambiente adequado
proporciona experiências positivas,
favorecendo o desenvolvimento de
várias habilidades.
Segue uma canção:
Brincadeira Musical - Maria Helena
• Maria Helena
• Foi pro curso de beleza
• O que ela fez
• Dô li, dô li
• Dô li, dô li, dô lá
• Quem ficar de perna aberta
• Para rebolar:
• O pião entrou na roda.
• ô pião
• O pião entrou na roda.
• ô pião
• Roda pião,
• bambeia pião
• Roda pião,
• bambeia pião
• Vai se rebolar
• Dô li, dô lá
• Maria Helena
• Foi pro curso de beleza
• O que ela fez
• Dô li, dô li
• Dô li, dô li, dô lá
• Quem ficar de perna aberta
• Vai se rebolar
• Dô li, dô lá
• Sapateia no tijolo,
• ô pião
• Sapateia no tijolo,
• ô pião
• Roda pião,
• bambeia pião
• Roda pião,
• bambeia pião
• Amostra tua figura,
• ô pião
• Amostra tua figura,
• ô pião
• Roda pião,
• bambeia pião
• Roda pião
• bambeia pião
As brincadeiras da infância nos permitem vivenciar muitas experiências e infinitos sentimentos, desejos e fantasias. Com alegria e leveza a criança aprende a conviver e trocar com outras crianças, a reconhecer o seu espaço, respeitando limites e o espaço dos outros. No ato de brincar através de histórias e brincadeiras com seus personagens, mitos e lendas as tradições do nosso folclore infantil são passados de geração em geração. Sandra Guinle http://www.sandraguinle.com.br/brincadeiras.php?sessao=Brincadeiras |
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