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quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Educação pelo Movimento - Le Bouch

• “Educação pelo movimento é a
expressão que Le Bouch, utiliza
para expressar o
desenvolvimento motor das
crianças na educação.”
João Batista Freire

Processo Educativo
• A psicologia e a psicomotricidade dedicam
parte de seus estudos à descrição dos
movimentos das crianças, mas importante é
perceber que o desenvolvimento motor ocorre
em todo o ciclo de vida, manifestando
esquemas motores, onde o indivíduo organiza
movimentos construídos de acordo com seus
recursos biológicos, psicológicos e as
condições do meio em que vive.

DESENVOLVIMENTO INFANTIL

• Corpo submisso - ao nascer
• Atividade automática e reflexa

• Corpo vivido – Movimentos intencionais
• Esquemas de Ação
• Sensório-motor- primeiro período de vida
nascimento até o surgimento da linguagem.

• 3 Estágios:

Reflexo,
Percepção e hábitos;
Inteligência.

ATIVIDADE LÚDICA

• Em torno de quatro meses inicia-se a
atividade lúdica, começa a ser capaz de
controlar seus movimentos, coordena-os
com a vista, aproxima a mão dos
objetos, desde que estes estejam
próximos.


ATIVIDADE LÚDICA
• Na segunda metade do primeiro ano,
surge novo interesse em seus brinquedos,
passam a brincar com coisas inanimadas.
• Buraco da fechadura, chaves, fendas
na parede, objetos que servem para por e
tirar, unir e separar
DESENVOLVIMENTO INFANTIL

Pré operatório – são incorporadas às atividades
da criança os símbolos, a representação mental:
Ênfase não somente ao fazer, mas também ao
compreender;

Consciência dos aspectos do seu corpo;
Expressão verbal através da função simbólica;
Período de preparação das operações lógico matemática;

A partir de um ou dois anos
a criança se
torna capaz de realizar os jogos simbólicos ou
o jogo de faz-se-conta.
• A criança adquire maturidade suficiente, para
por meio de símbolos ser capaz de representar
o mundo em que vive.

Operatório formal – introduz o indivíduo ao
universo dos sistemas e das teorias, onde pode-se
romper as barreiras da realidade concreta,
ousando criar...
a partir dos 12 anos


• Operatório-concreto
• Início da cooperação e do raciocínio lógico,
onde a linguagem favorece as relações
inter-individuais.


Atividades Físicas

• A atividade física tem um papel
importantíssimo na vida e
conseqüentemente na Educação, pois
organizada num ambiente adequado
proporciona experiências positivas,
favorecendo o desenvolvimento de
várias habilidades.

Segue uma canção:

Brincadeira Musical - Maria Helena

• Maria Helena
• Foi pro curso de beleza
• O que ela fez
• Dô li, dô li
• Dô li, dô li, dô lá
• Quem ficar de perna aberta

• Para rebolar:


• O pião entrou na roda.
• ô pião
• O pião entrou na roda.
• ô pião
• Roda pião,
• bambeia pião
• Roda pião,
• bambeia pião
• Vai se rebolar
• Dô li, dô lá

• Maria Helena
• Foi pro curso de beleza
• O que ela fez
• Dô li, dô li
• Dô li, dô li, dô lá
• Quem ficar de perna aberta
• Vai se rebolar
• Dô li, dô lá
• Sapateia no tijolo,
• ô pião
• Sapateia no tijolo,
• ô pião
• Roda pião,
• bambeia pião
• Roda pião,
• bambeia pião

• Amostra tua figura,
• ô pião
• Amostra tua figura,
• ô pião
• Roda pião,
• bambeia pião
• Roda pião
• bambeia pião


As brincadeiras da infância nos permitem vivenciar muitas experiências e infinitos sentimentos, desejos e fantasias.
Com alegria e leveza a criança aprende a conviver e trocar com outras crianças, a reconhecer o seu espaço,
respeitando limites e o espaço dos outros.
No ato de brincar através de histórias e brincadeiras com seus personagens, mitos e lendas
as tradições do nosso folclore infantil são passados de geração em geração.

Sandra Guinle

http://www.sandraguinle.com.br/brincadeiras.php?sessao=Brincadeiras

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